Mini-Strudel de Maçã em massa filo

Mais um fim-de-semana passou. E foi um fim-de-semana repleto de novas experiências na cozinha. Como já referi aqui, às vezes essas experiências não correm muito bem, mas este fim-de-semana correram super bem. O que me deixou super bem disposta e com vontade de fazer ainda mais experiências. Mas como é óbvio não posso fazer tudo de uma vez e com uma nova semana, há que não abusar e há que tentar fazer uma alimentação equilibrada e saudável. Deixo-vos uma receita que já aqui coloquei há uns tempos. É a receita de Mini-Strudel de Maçã. Mas, a receita que coloquei na altura era feita com massa folhada. No entanto, sempre pensei em tornar essa receita mais saudável. Então, resolvi fazer a mesma receita, mas agora com massa filo, que é mais saudável que a massa folhada.
A primeira vez que fiz acho que não ficou muito boa. Então resolvi fazer uma segunda vez, mas inspirando-me aqui. Saiu sem dúvida muito melhor e até prefiro esta com massa filo do que a outra com massa folhada. Aqui fica a receita:

Ingredientes (2 pessoas):

2 folhas de massa filo
2 maçãs golden
2 colheres de chá rasas de açúcar
1 copo de água
canela q.b.
sultanas q.b.
margarina q.b.

Começar por cortar 2 folhas de massa filo ao meio, ficando assim com 4 folhas rectangulares, mais pequenas. Juntar as folhas 2 a 2. Assim, serão 2 folhas para um mini-strudel e as outras duas para outro. Pincelar 1 folha com muito pouca margarina, colocar a outra folha por cima e pincelar com pouca margarina. Fazer o mesmo com as outra 2 folhas. Reservar.
Entretanto, descascar e descaroçar as maças, partir aos bocadinhos e levar ao lume com a água, o açúcar e canela a gosto. Depois de estarem cozidas, escorrer a água e colocar num prato ou taça a arrefecer. Quando estiver morno, dividir metade das maçãs por 2 das folhas de massa filo que estão juntas, e a outra metade pelas outras 2 que estão juntas. Colocar as maçãs no centro das folhas. Polvilhar com canela a gosto e colocar sultanas também a gosto. Fechar, dobrando as extremidades para o meio, tendo o cuidado de não deixar aberto dos lados. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e colocar os 2 mini-strudels. Levar ao forno a 180º C, por 30 a 35 minutos.
Servir polvilhado com açúcar em pó e acompanhado por uma bola de gelado de baunilha. Ficou com este aspecto:





Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários