Bolo de canela

Mais um fim-de-semana que passou a correr e mais uma semana que chegou. Este fim-de-semana que passou foi bastante cansativo. Sempre a deitar muito tarde e a descansar muito pouco. Entre arrumar a casa, passar a ferro e passear um bocadinho no domingo, ainda houve tempo para algumas experiências novas na cozinha. Algumas saíram boas, outras menos boas, mas sabe sempre bem, mesmo andando atarefada, arranjar um pouco de tempo para inventar coisas novas.
O bolo que deixo hoje foi mais uma experiência que resultou muito bem. Tem uma especiaria que eu adoro e que é a canela. Aqui fica a receita:


Ingredientes:

200ml de água
2 maças Golden
3 ovos
2 colheres de sopa de canela
1 iogurte natural magro (100g)
5 nozes
100g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
90g de açúcar
açúcar em pó q.b.
canela q.b.

Descascar e descaroçar as maçãs. Partir as maçãs aos cubos e levar a cozer com a água. Quando a maçã estiver cozida, escorrer a água que ficou e triturar muito bem a maçã com a varinha mágica até ficar em puré. Reservar.
Untar uma forma de bolo inglês com pouquíssimo azeite (normalmente coloco apenas dois pontinhos de azeite e espalho com o pincel muito bem) e polvilhar com farinha. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. Às gemas adicionar o açúcar e bater com a batedeira até ficar um creme esbranquiçado. Adicionar o iogurte e voltar a bater. Peneirar as farinhas e juntar à mistura. Juntar também o fermento e a canela e misturar bem. Por fim, adicionar a maçã em puré e as nozes partidas aos pedacinhos. Misturar bem. Colocar a mistura na forma e levar ao forno por 45 a 50 minutos, sendo que ao fim desse tempo o melhor é fazer o teste do palito. Desenformar ainda quente e deixar arrefecer.
Quando estiver frio, polvilhar com açúcar em pó e canela.
Ficou com este aspecto:



Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários