Bolo de chocolate divinal

Não sou muito de comer chocolate. Tenho colegas que não passam um dia sem comer chocolate e eu não sinto a necessidade de o fazer todos os dias. Mas em contra partida adoro sobremesas que levam chocolate, ou seja, bolo de chocolate, mousse de chocolate, muffins de chocolate, etc.
Quando se consome chocolate deve dar-se preferência ao que tem 70% de cacau, uma vez que é no cacau que estão as melhores características do chocolate.
A receita que trago hoje fiz para um almoço de domingo e foi bastante apreciado.
Encontrei no Blog Baunilha e Caramelo e quando vi este bolo, pensei logo que o tinha que experimentar. É simplesmente divinal! Fiz poucas alterações, mas a receita está basicamente igual e o modo de confecção é o mesmo. Obrigado, à Andreia autora do Blog Baunilha e Caramelo.

Ingredientes:

90g de chocolate de culinária com 70% de cacau
30g de chocolate em pó
150g de açúcar
40g farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento tipo Royal
120ml de água
5 claras
2 gemas
1/2 colher de chá de sumo de limão
1/2 colher de chá de café solúvel
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 pitada de sal
azeite q.b.
açúcar em pó q.b.

Começar por pré-aquecer o forno a 190ºC. Forrar o fundo de uma forma redonda com fundo amovível, com papel vegetal e untar a forma com pouquíssimo azeite (normalmente coloco apenas dois pontinhos de azeite e espalho com o pincel muito bem). Partir o chocolate de culinária aos pedaços e juntar com o chocolate em pó, 50g de açúcar, o açúcar baunilhado, o café e o sal. Levar a água ao lume e deixar ferver. Depois da água ferver, com uma vara de arames adicionar à mistura de chocolate e misturar até que o chocolate derreta por completo. Reservar. Entretanto, bater as claras juntamente com o limão e quando elas começarem a ficar em castelo adicionar 50g de açúcar aos poucos. Continuar a bater até ficarem totalmente em castelo. Reservar.
Bater as gemas com os restantes 50g de açúcar até ficar um creme esbranquiçado e juntar à mistura de chocolate, envolvendo bem até ficar bem misturado. Juntar o fermento em pó com a farinha e peneirar. Juntar à mistura anterior e envolver até ficar bem misturado. A esta mistura juntar agora uma terça parte das claras e envolver devagar. Depois juntar as restantes claras e voltar a envolver devagar, sem bater.
Colocar a mistura na forma e levar ao forno por 35 a 40 minutos, fazendo o teste do palito, que deverá sair com algumas migalhas agarradas. Tirar do forno e só desenformar depois de ter arrefecido. Tirar o papel vegetal e quando estiver frio polvilhar com açúcar em pó. Ficou com este aspecto:




Experimentem é muito bom!!

Ângela

Comentários