Crostini de cogumelos e fiambre

Apesar de o fim-de-semana ter sido quase todo ele passado fora de casa, ainda houve tempo para algumas experiências na cozinha.
E começou logo na 5ºfeira à noite com a repetição de uma experiência que à primeira tinha corrido mal, mas que à segunda vez correu muito melhor.
Na 6ªfeira, não houve qualquer experiência gastronómica. Mas, ao fim do dia viajámos rumo à Gafanha da Nazaré, para casa dos meus Pais. Nesse dia, fizemos um passeio super agradável pela magnífica cidade de Aveiro, que normalmente é super ventosa, mas que na 6ªfeira à noite estava com um clima super agradável e que convidava a um passeio.
O sábado foi passado uma parte do dia na Gafanha da Nazaré e Aveiro e a outra parte do dia em Guimarães. Em Guimarães, o tempo foi passado na cozinha, a preparar a ementa para um piquenique, que realizámos ontem. E claro, que nessa ementa constaram mais algumas boas experiências culinárias e sobretudo saudáveis.
No domingo, lá fomos nós para o piquenique. O tempo não ajudou muito, pois começou a chover e ficou um pouco de frio, mas no geral foi uma passeio bonito e que correu muito bem. Portanto, foi um fim-de-semana um pouco cansativo, mas bastante agradável.
Mas, passando a mais uma experiência culinária, hoje trago uma sugestão para uma entrada. Trata-se de Crostini de cogumelos com fiambre de frango. Aqui fica a receita:

Ingredientes (2 pessoas):

2 fatias de pão integral
2 fios de azeite
2 dentes de alho
1/2 frasco de cogumelos laminados (frasco de 280g)
1/2 tomate maduro
1 fatia de fiambre de frango
sal q.b.
piripiri q.b.
oregãos secos q.b.

Cortar as duas fatias de pão em 2 partes iguais, ficando com 4 fatias pequenas. Colocar as  fatias num tabuleiro de ir ao forno e regar com um fio de azeite. Colocar no forno até que as fatias de pão fiquem tostadas.
Entretanto, pelar o tomate e cortar o tomate aos cubos. Partir o alho aos bocadinhos e partir também os cogumelos aos bocadinhos.
Numa frigideira anti-aderente colocar o alho, o tomate, os cogumelos e um fio de azeite e saltear. Enquanto está a saltear, temperar com sal, piripiri e oregãos. Depois de o tomate estar bem desfeito tirar do lume e reservar.
Partir a fatia de fiambre em 4 partes iguais e colocar sobre as fatias de pão que já deverão estar tostadas. Polvilhar o fiambre com oregãos e colocar a mistura de tomate e cogumelos sobre o fiambre. Levar ao forno mais 10 a 15 minutos. Retirar do forno e servir logo.
Ficou com este aspecto:



Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários