Bolo de maçã, coco e iogurte

Hoje estou com pouca inspiração para escrever. Podia escrever sobre o Outono já ter chegado, ou da chuva que está ou até do frio que voltou, mas hoje simplesmente não me sinto inspirada. Penso que há dias assim, em que simplesmente andamos tão envolvidas com o nosso dia a dia, que a inspiração para reflectir sobre algum assunto, é pouca ou nenhuma.
Mas em contrapartida as experiências de culinária saudável não têm faltado na minha cozinha, principalmente ao fim-de-semana, que é quando mais tempo passo na cozinha.
E esta receita é uma dessas invenções de fim-de-semana. A inspiração para esta receita veio da receita do Blog "Ratatui dos pobres". Como sempre fiz alterações e o resultado foi excelente. Ficou um bolo super saboroso e fofinho. Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 maçã golden
50g de coco
2 ovos
1 colher de chá de canela
1 iogurte natural magro
1 colher de sopa de azeite
100g de açúcar
100g de farinha de trigo
60g de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fermento

Untar uma forma de bolo inglês com pouquíssimo azeite (normalmente coloco apenas dois pontinhos de azeite e espalho com o pincel muito bem) e polvilhar com farinha. Reservar.
Descascar e descaroçar a maçã. Partir a maçã aos cubos e colocar na picadora ou outro processador de alimentos e triturar bem. Reservar.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e quando estiverem quase em castelo, juntar 50g de açúcar e continuar a bater.
Às gemas adicionar o restante açúcar e bater bem. Juntar então o iogurte e o azeite e voltar a bater bem. De seguida, envolver bem as claras no preparado anterior.
Juntar os dois tipos de farinha, o fermento e canela, peneirar e juntar à mistura com os ovos, misturando bem. Juntar então a maçã e o coco e misturar bem.
Colocar a mistura na forma e levar a forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 a 35 minutos, sendo que ao fim desse tempo o melhor é fazer o teste do palito. Desenformar e opcionalmente polvilhar com açúcar em pó. Ficou com este aspecto:





Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários