Pão Integral

E Setembro já começou e com ele o fim das férias. O mês de Agosto, que ainda agora acabou foi passado quase todo ele fora de casa.
A primeira semana de Agosto ainda foi de trabalho, mas a segunda semana já foi de lazer. Estivemos uma semana em Lisboa e nessa semana deu para conhecer novos sítios, para revisitar outros, para estar com os amigos e para passear muito.
A terceira semana do mês foi passada metade dela por Guimarães a preparar o aniversário do meu Marido e a outra metade da semana na Gafanha da Nazaré, a trabalhar no Festival do Bacalhau, que é organizado pelo Município de Ílhavo.
Depois voltámos a Guimarães e os meus Pais também vieram para passar alguns dias. Nessa semana houve tempo para um passeio até à Régua e também um passeio pelo cidade de Guimarães.
Entretanto, voltámos a ir até à Gafanha da Nazaré e só a semana passada é que estivemos sempre por Guimarães.
Foi um mês de Agosto com passeios, viagens, estar com a família e também com os amigos e conhecer novos sítios. Com o mês de Setembro, um novo ciclo começa e com ele a possibilidade de fazer algo novo e talvez começar um novo projecto.
Mas, apesar de passar muito tempo fora de casa, houve tempo para diversas experiências culinárias, que a seu tempo aparecerão por aqui. E uma vez que durante as férias os abusos alimentares foram muitos, este mês há que voltar ao ritmo de alimentação saudável. E para começar a semana deixo-vos hoje com a receita de um Pão integral:

Ingredientes:
 
380ml de água morna
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
250g de farinha de trigo
250g de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de sementes de linhaça escura
Meio pacote de fermento seco Ramazzotti (+/- 2 colheres da colher pequena que vem com a máquina de fazer pão) ou 1 pacote de fermento de padeiro Vahiné

Colocar os ingredientes por esta ordem na cuba da máquina de fazer pão. Seleccionar o programa integral da máquina, peso 750 g e tostagem média. Quando terminar retirar o pão para uma grelha e deixar arrefecer uns 20 minutos. 
Ficou com este aspecto:




Espero que experimentem!

Ângela

Comentários