Bolo de cenoura e noz

No fim de semana gosto bastante de ir para a cozinha inventar. Como este fim de semana foi passado em casa dos meus Pais, a única coisa que fiz foi uma sobremesa para o almoço de domingo.
Quando ao sábado estou por casa, sou capaz de passar mais de metade da tarde na cozinha, e por vezes só me dou conta do tempo que lá estive quando o sol começa a desaparecer.
Esqueço-me de tudo e fico super concentrada no que estou a fazer. Fico cansada, é verdade..., mas quando as coisas correm bem, ficou super satisfeita. É claro que às vezes não ficam muito bem e aí normalmente sou a primeira a criticar e a dizer o que ficaria melhor.
A receita do bolo que trago hoje foi num desses sábado, em que fiz este bolo, a sobremesa para o domingo e também o jantar.
A inspiração para este bolo de cenoura e noz, veio do Blog "Duxa's Kitchen", mais propriamente daqui. E para variar fiz algumas alterações. O bolo é muito bom. Fica super fofinho e saboroso. Vale a pena experimentar. Aqui fica a receita que fiz:

Ingredientes:

 2 cenouras médias
120g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fermento
120g de açúcar
2 ovos
1 iogurte natural magro
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel
12 nozes
açúcar em pó q.b. (opcional)

Untar uma forma de bolo inglês com pouquíssimo azeite (normalmente coloco apenas dois pontinhos de azeite e espalho com o pincel muito bem) e polvilhar com farinha. Reservar.
Tirar a casca às cenouras, lavar e partir aos bocadinhos, para a triturar com a picadora ou outro processador de alimentos. Depois de bem picada, reservar.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. 
Às gemas juntar o açúcar, o mel, o azeite e o iogurte e bater bem. Adicionar as claras e envolver devagar. Juntar os dois tipos de farinha, com o fermento e a canela e juntar à mistura anterior. Misturar bem. Adicionar então a cenoura e as nozes que foram picadas grosseiramente e envolver bem. 
Colocar a mistura na forma de bolo inglês e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 a 35 minutos, sendo melhor fazer o teste do palito para verificar se está cozido. Depois de cozido, deixar arrefecer e desenformar. Ficou com este aspeto:




Espero que experimentem!!

Ângela

Comentários