O meu primeiro pão

Mais uma Páscoa na Gafanha da Nazaré (de onde sou), onde a sexta-feira santa é passada a cozer folares com os meus Pais em casa de uns amigos. Mas este ano não foi só folares, foi também pão. Eu amassei pão integral com aveia e o meu Pai amassou outro tipo de pão e os folares da Páscoa. Eu fiz pão integral com aveia que vi, no blog da Joana Roque e que gosto bastante de consultar. Mas ela fez na máquina de fazer pão, enquanto eu fiz a mesma receita, mas amassando à mão e cozendo-o em forno a lenha. Assim, os ingredientes foram:

Ingredientes (3 pães médios):

200g de farinha de trigo
250g de flocos de aveia integral
250g de farinha de trigo integral
500ml de água morna
1 saqueta de fermento de padeiro seco (usei Vahiné)
sal q.b.
1 colher de sopa de açúcar

Comecei por colocar a farinha de trigo, a farinha integral, a aveia, o sal, o açúcar e o fermento de padeiro num recipiente. Amornei a água e comecei a juntar aos poucos aos ingredientes que já estavam misturados. Comecei a amassar e quando começava a ficar seco juntava a água e amassava. Ir amassando até a massa começar a fugir das mãos. Nessa altura, colocar farinha à volta da massa e ir enrolando. Por fim, deixar repousar mais ou menos 2 horas. Ao fim dessas horas, cortar 3 pedaços de massa e enrolar fazendo uma bola achatada de pão. Ficou com este aspecto:
 A massa ainda crua.

 Os 3 pães depois de ir ao forno

O pão por dentro.

Deixo também as fotos do pão feiro pelo meu Pai e dos folares da Páscoa. Não têm aspecto de folares, porque os meus Pais não colocam ovos a enfeitar, mas a massa é a dos folares.
Aqui ficam as fotos:

 O pão feito pelo meu Pai

Os folares (bolos) da Páscoa


E assim passou mais uma Páscoa cheia de novas experiências. :)

Ângela

Comentários