Bacalhau com brócolos e feijão frade

Já estamos quase no Natal!
Adoro esta época do ano, por uma série de razões: desde a compra das prendas de Natal, ao pinheiro enfeitado, às ruas e lojas com iluminações (se bem que este ano, em Guimarães, as ruas nem enfeitadas estão), aos preparativos da ceia de Natal, à reunião em família, a abertura das prendas, etc.
Mas, não sei bem porquê, este ano ainda não entrei no espírito natalício.
Eu sei que ainda é cedo para o dia de Natal, mas tenho ideia que nos outros anos por esta altura já andava toda entusiasmada.
Talvez seja porque este ano só se fala da crise e da austeridade, o que leva a esquecer como esta época serve estar em família e estarmos junto das pessoas que mais amamos.
Por isso, vamos tratar de ser felizes, aproveitar esta época do ano, e para o ano, que se avista difícil, tentar dar o melhor de nós próprios em tudo o que fazemos!!
Mas, agora a receita de hoje, que é bacalhau com brócolos e feijão frade. É uma receita que foi inventada por mim e que foi uma boa experiência. Fiz este prato num dia em que fui para a cozinha com vontade de fazer uma coisa simples, mas quando vi já tinha sujado muita loiça! Foi um bom improviso e ficou super saboroso. Aqui fica a receita:

Ingredientes (2 pessoas):

1 lata pequena de feijão frade cozido
1 raminho de brócolos médio
1 posta de bacalhau média
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite
2 ovos
água q.b.
piripiri q.b.
sal q.b.
azeitonas q.b.

Colocar uma panela ao lume com água e quando começar a ferver colocar o bacalhau e deixar ferver só um pouquinho. Retirar e deixar arrefecer.
Colocar os brócolos já arranjados na água de cozedura do bacalhau e quando estiverem cozidos retirar e reservar.
Depois do bacalhau já ter arrefecido, retirar a pele e as espinhas, desfiar e  reservar.
Escorrer e lavar o feijão frade e reservar.
Cozer os ovos e quando estiverem cozidos, reservar.
Num tacho colocar a cebola partida aos gomos, os alhos bem picados, um fio de azeite e deixar refogar.  Se começar a pegar ao tacho, regar com água, colocando pouca água de cada vez.
Quando a cebola estiver cozinhada, colocar o bacalhau e deixar refogar um pouco e se começar a pegar ao tacho, colocar um pouco de água.
Juntar os brócolos e o feijão frade e misturar bem. Temperar com piripiri e sal a gosto e misturar bem. Deixar refogar, mais um pouco.
Descascar então os ovos e partir aos pedaços e juntar ao refogado de bacalhau. Misturar bem.
Retirar do lume e servir com azeitonas a gosto.
Ficou com este aspeto:



Espero que experimentem!

Ângela

Comentários